Nós somos a CIDADE!!!
Filho de Henrique Simões Sampaio e Angelina Pimentel Sampaio, nasceu em 5 de julho de 1909, na cidade de Itiúba, na região do semi-árido baiano. Aos 24 anos, ou em 13 de novembro de 1935 (MATOS JÚNIOR, 2000), mudou-se para o Povoado de Palestra (hoje cidade de Ibicaraí), onde, anos depois, casou-se com Maria Antonieta Gerbasi (D. Nieta), com quem teve cinco filhos: Carmen Lúcia (que em 1989 e 1993 tornou-se vereadora da cidade de Ibicaraí), Luis Henrique, o Lula (foi o prefeito de Ibicaraí em 1989 e é o atual vice prefeito da cidade), Heloisa, Ana Maria e Paulo César Sampaio.
Dr. Henrique foi um médico atencioso, onde não mediu esforços para atender os seus enfermos, no Livro de Odilon Pinto, (Coisas de Terra Santa, 1976), o autor demonstra-se surpreso ao descrevê-lo diante de tanta humildade.
Por ser um homem popular, em 19 de julho de 1938, Dr. Henrique Sampaio foi nomeado administrador do distrito de Palestra, pelo Prefeito de Itabuna, Francisco Ferreira da Silva, o mesmo que lhe exonerou, em 23 de setembro de 1943. Na época, Dr. Henrique deu início aos primeiros passos à emancipação do distrito.
Em 22 de outubro de 1952, Dr. Henrique Sampaio junto à comissão emancipacionista presenciou a assinatura da Lei Estadual n° 491 de 22 de outubro de 1952, assinada pelo governador Regis Pacheco. Entretanto, as eleições para nomeação do primeiro prefeito só aconteceram em 3 de outubro de 1954, onde Dr. Henrique Sampaio ligado ao partido UDN disputou com outros dois candidatos e tornou-se o primeiro prefeito de Ibicaraí, assumindo o cargo em 7 de abril de 1955.
Na sua gestão, Dr. Henrique construiu a Praça da Igreja, a Praça Henrique Sampaio, calcetou a Rua João Pessoa e deu início ao saneamento básico.
Texto extraído do blog do saudoso Murilo Benevides.
Arte e adm da pág de Antonio Carlos e Colaboradores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário